Ao trabalhar-se com um assunto tão amplo quanto esse, necessita-se a abordagem de certos conceitos primeiramente, para embasamento do leitor quanto ao que se está tratando nessas páginas.
Tem-se como conceito de interdisciplinaridade basicamente a interação entre duas ou mais disciplinas, que coincidem de certa forma com o mesmo tema, cada uma abordando um aspecto e/ou uma visão diferente deste, abrangendo-o de forma íntegra, e facilitando seu estudo.
No caso desse blog, as disciplinas envolvidas são Biologia, Química, Matemática e Física.
A Física está presente na energia solar em fenômenos como transformações energéticas e deslocamentos mecânicos basicamente, sendo mais usadas as áreas de Termologia, Queda Livre, e mecânica e elétrica em geral.
A Química está presente não só na síntese, composição e reação de elementos químicos, mas também nas reações térmicas, onde áreas como a Termoquímica e Lei de Boyle podem ser aplicadas, entre outras áreas da disciplina que abrangem transformações moleculares da mesma forma.
A Matemática, como inclusive sugere o nome, é associada a todos os cálculos envolvidos no sistema, como por exemplo a Geometria, que é usada para projetar recipientes e os próprios painéis, assim como toda a parte de Cálculos das outras disciplinas, são puramente matemáticas.
A Biologia, embora a princípio pareça ter o menor grau de envolvimento com o assunto, é importante pois leva-nos a pensar em assuntos como Ecologia, principalmente, e como a instalação de usinas solares afeta a vida de integrantes do reino Plantae e Animalia.
Estando esclarecidos os conceitos e disciplinas abordados em nosso trabalho, logo postar-se-á o conteúdo propriamente dito.
Para maior conhecimento sobre o assunto: