segunda-feira, 11 de abril de 2011

Interdisciplinaridade: conceito

Ao trabalhar-se com um assunto tão amplo quanto esse, necessita-se a abordagem de certos conceitos primeiramente, para embasamento do leitor quanto ao que se está tratando nessas páginas.

Tem-se como conceito de interdisciplinaridade basicamente a interação entre duas ou mais disciplinas, que coincidem de certa forma com o mesmo tema, cada uma abordando um aspecto e/ou uma visão diferente deste, abrangendo-o de forma íntegra, e facilitando seu estudo.

No caso desse blog, as disciplinas envolvidas são Biologia, Química, Matemática e Física.



A Física está presente na energia solar em fenômenos como transformações energéticas e deslocamentos mecânicos basicamente, sendo mais usadas as áreas de Termologia, Queda Livre, e mecânica e elétrica em geral.
A Química está presente não só na síntese, composição e reação de elementos químicos, mas também nas reações térmicas, onde áreas como a Termoquímica e Lei de Boyle podem ser aplicadas, entre outras áreas da disciplina que abrangem transformações moleculares da mesma forma.



A Matemática, como inclusive sugere o nome, é associada a todos os cálculos envolvidos no sistema, como por exemplo a Geometria, que é usada para projetar recipientes e os próprios painéis, assim como toda a parte de Cálculos das outras disciplinas, são puramente matemáticas.


A Biologia, embora a princípio pareça ter o menor grau de envolvimento com o assunto, é importante pois leva-nos a pensar em assuntos como Ecologia, principalmente, e como a instalação de usinas solares afeta a vida de integrantes do reino Plantae e Animalia.

Estando esclarecidos os conceitos e disciplinas abordados em nosso trabalho, logo postar-se-á o conteúdo propriamente dito.

Para maior conhecimento sobre o assunto:

Tipos de energia solar

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a energia solar não é produzida de uma única maneira, na verdade existem três delas, as quais estão explanadas a seguir, sendo elas através de:

Células fotovoltaicas: Esse método consiste na utilização de placas retentoras de calor revestidas com células fotovoltaicas, capazes de transformar a energia luminosa proveniente do sol em eletricidade diretamente.
Funcionamento das células: Quando a pequena célula solar fica exposta ao sol, os elétrons (círculos vermelhos) libertam-se do seu núcleo deslocando-se. Eles movem-se para a superfície da placa solar (a azul escuro). As duas extremidades da célula solar estão ligadas por um fio condutor elétrico; assim, o movimento dos elétron gera uma corrente elétrica. A energia elétrica da célula solar pode então ser usada diretamente nas máquinas de calcular.  

Espelhos: Diferentemente do método anterior, este não visa a retenção da luz, mas sim sua reflexão, através de grandes espelhos, que refletem a luz solar para uma torre central, criando uma enorme variação de temperatura, aquecendo um líquido no topo da torre, que ao descer dela já quente, ativa um gerador com sua energia cinética e térmica, transformando-a em eletricidade.


 Aquecimento de água: também envolve espelhos, porém estes são em forma cilíndrica, com um pequeno duto com água passando em seu meio. Esse semi-cilindro reflete a luz do sol para o centro, onde está o duto, transformando a água em vapor pressurizado, capaz de ativar turbinas e geradores em casas de força nas redondezas.

Esses processos serão explicados mais profundamente nas postagens seguintes, para informações adicionais, e se o leitor possui algum conhecimento da língua espanhola, poderá conferir o vídeo a seguir.


Introdução

Bem vindo internauta, este é o blog Rise of the sun, que tem como tema a exposição de todo o tipo de informações a respeito da energia solar, uma fonte limpa e renovável de energia e com uso ascendente no mundo todo.

Cada tópico terá um tema específico sobre esse tipo de energia, então basta procurar qualquer assunto que queira sobre essa energia em nosso blog, com garantia de encontrá-la!

Aqui nossa prioridade é fornecer conhecimentos, visando a máxima aprendizagem do tema por parte do visitante, a qual seja suficiente para construir uma opinião formal e informações a mais sobre o tema.

Esperamos que este material lhe seja útil, Bom proveito!