Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a energia solar não é produzida de uma única maneira, na verdade existem três delas, as quais estão explanadas a seguir, sendo elas através de:
Células fotovoltaicas: Esse método consiste na utilização de placas retentoras de calor revestidas com células fotovoltaicas, capazes de transformar a energia luminosa proveniente do sol em eletricidade diretamente.
Funcionamento das células: Quando a pequena célula solar fica exposta ao sol, os elétrons (círculos vermelhos) libertam-se do seu núcleo deslocando-se. Eles movem-se para a superfície da placa solar (a azul escuro). As duas extremidades da célula solar estão ligadas por um fio condutor elétrico; assim, o movimento dos elétron gera uma corrente elétrica. A energia elétrica da célula solar pode então ser usada diretamente nas máquinas de calcular.
Espelhos: Diferentemente do método anterior, este não visa a retenção da luz, mas sim sua reflexão, através de grandes espelhos, que refletem a luz solar para uma torre central, criando uma enorme variação de temperatura, aquecendo um líquido no topo da torre, que ao descer dela já quente, ativa um gerador com sua energia cinética e térmica, transformando-a em eletricidade.
Aquecimento de água: também envolve espelhos, porém estes são em forma cilíndrica, com um pequeno duto com água passando em seu meio. Esse semi-cilindro reflete a luz do sol para o centro, onde está o duto, transformando a água em vapor pressurizado, capaz de ativar turbinas e geradores em casas de força nas redondezas.
Esses processos serão explicados mais profundamente nas postagens seguintes, para informações adicionais, e se o leitor possui algum conhecimento da língua espanhola, poderá conferir o vídeo a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário